sábado, 7 de junho de 2014

Biografia de Caymmi.

Dorival Tostes Caymmi, mas conhecido como Dorival caymmi, nasceu no dia 30 de abril de 1914. Filho do funcionário  público Durval Henrique Caymmi e da dona de casa Aurelina Soares, sendo descendete de italianos por parte de pai e de portugueses e africanos por parte de mãe.

O seu pai foi uma das suas grandes influências, pois tocava piano,violão e bandolim e sua mãe cantava no lar. Desde menino cantava no coro da igreja como baixo-cantante. Aos 13 anos de idade interrompeu os estudos para trabalhar como Auxiliar de Escritorio na redação de um jorrnal, e algum tempo depois, caixeiro-viajante.Nessa época aprendeu a tocar violão, e compõe suas primeiras canções, sendo elas "No sertão (1930)", que estreia no rádio em 1935, em seguida veio seu programa chamado  "Caymmi e suas canções praieiras" na Rádio Club da Bahia. 

Aos 22 anos venceu como compositor com a música "A Bahia também dá" o concurso de músicas de carnaval.Em 1938 aos 23 anos viaja para o Rio de Janeiro, em busca de trabalho como jornalista e cursar direito.Com ajuda de amigos e parentes, conseguiu alguns trabalhos na imprensa, no jornal denominado de O JORNAL, do grupo Diários Associados. Neste mesmo periodo conheceu Carlos Lacerda e Samuel Wainer. Neste mesmo ano consegue se apresentar na Rádio Transmissora cantando o samba "O que é que a baiana tem?", algum tempo depois foi incluido no filme "Banana da Terra" com Carmen Miaranda, sucesso nacional da época. A repercussão desse trabalho, abriu as portas pra Caymmi, na Rádio Nacional onde conheceu a caloura Stella Maris, com quem se casou e teve três filhos; Nana, Dori e Danilo Caymmi.

A partir daí, emplacou varios sucessos como "Samba da minha terra (1940), "Rosa morena (1942) e "Marina (1947)". Seu primeiro disco veio em 1954, intitulado de "Canções praieiras",marcando toda a obra com a rotina dos pescadores de rede, a cultura africana e o mar da Bahia, que renderia em 1957, o disco Caymmi e o mar. Outro disco que marca a carreira de Caymmi é "Sambas (1955), que abrio caminho para a Bossa nova. No decorrer dos anos 70, Caymmi assumia riscos musicais. O disco "Caymmi (1972)", apresenta grande influência do candomblé. No ano seguinte com "Caymmi também é de rancho", adaptou suas canções para marcha-rancho.

Em 18 de agosto de 2008, aos 94 anos, morre Dorival Caymmi,de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, em sua casa no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro.

Fontes: http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/concha/dorival-caymmi-completaria-100-anos-no-dia-30-de-abril-1.828064

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2808200817.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorival_Caymmi



Nenhum comentário:

Postar um comentário