sexta-feira, 20 de junho de 2014

Palavras de origem africana e indígena presentes nas letras de música de Dorival.


  • De origem africana.
Oxum: É uma orixá.É a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda.Religiões de origem africana.Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino.


Olorum: A unidade religiosa da Umbanda está em Olorum, o Divino Criador, Deus, princípio de tudo. A palavra Olorum é de origem yorubá, é uma contração de Olodumaré (Senhor Supremo do Destino). Olo significa senhor e Orum o além, o alto, o céu. Olorum é o Senhor do Céu, infinito em Si mesmo, onisciente, onipotente, onipresente, oniquerente e indivisível.
(Fonte:http://www.seteluzesdivinas.org/index.phpoption=com_content&view=article&id=4&Itemid=4)


Iemanjá:Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.Mãe-d'água dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil.No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”
(Fonte: http://www.significados.com.br/iemanja/)



Nanã: Nanã, a deusa dos mistérios, é uma divindade de origem simultânea à criação do mundo, pois quando Odudua separou a água parada, que já existia, e liberou do “saco da criação” a terra, no ponto de contacto desses dois elementos formou-se a lama dos pântanos, local onde se encontram os maiores fundamentos de Nana.
Senhora de muitos búzios, Nana sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza. O seu nome designa pessoas idosas e respeitáveis e, para os povos Jeje, da região do antigo Daomé, significa “mãe”. 


  • De origem indígena:


Curimã: Palavra indígena que define peixe.


Abaeté: "Abaeté" é um termo oriundo da língua tupi e significa "homem verdadeiro", através da junção dos termos abá ("homem") e eté("verdadeiro")

Itapuã: Itapuã significa pedra redonda em tupi guarani.

Guararapes: É um vocábulo indígena que significa estrondo dos tambores. Do tupi uarará’pe. Uarará - espécie de tambor indígena; e Pe - no (local).

Nenhum comentário:

Postar um comentário